Voltar para a tela anterior.
A Associação Cultural Fare Amicci, em espaço da tribuna caxiense, na sessão ordinária desta quarta-feira (15/10), na Câmara Municipal, pediu apoio da comunidade e do Legislativo para as ações que o grupo realiza com o intuito de preservar e difundir a cultura, as músicas e as coreografias italianas. Representante da Associação Cultural, Luana Rubert fez um relato do trabalho desenvolvido em torno da herança italiana e em benefício de crianças e adultos.
Vestida de roupa típica italiana e junto com outros integrantes do Fare Amicci, a jovem lembrou que a associação é declarada de utilidade pública e tem contribuído para o desenvolvimento cultural e social do município. Destacou a colaboração no Festival Especial Inclusão pela Arte, em 2024, e na recepção de autoridades vindas da Itália à cidade. Luana também entregou um material aos vereadores com informações sobre um projeto de captação de apoio para que o grupo possa manter as aulas de dança e as viagens para apresentação em outras cidades.
“A entidade pode ser considerada um ponto de cultura viva em Caxias do Sul por ser um agente da preservação do patrimônio cultural italiano, atuando desde a infância até a terceira idade, através do acolhimento e da integração. O grupo vem aproximando as famílias das entidades, proporcionando espaços de aprendizado, expressão cultural e convivência saudável para jovens, crianças e adultos da comunidade”, ressalta a representante.
Diante de inúmeras dificuldades enfrentadas para financiamento e execução de políticas voltadas à cultura, Luana destacou o empenho da equipe em continuar com a manutenção e o fortalecimento das atividades artísticas, culturais comunitárias e o sonho de construir a sede própria. Nesse sentido, explicou que os recursos obtidos serão usados para as atividades cotidianas e em ações futuras, como o estival folclórico alusivo aos 25 anos do grupo.
Conforme Luana, em 2024 e 2025, o Fare Amicci intensificou suas participações dentro e fora da Serra Gaúcha, promovendo integração intergeracional e multiétnica. Assim, conseguiu se apresentar em Santa Catarina, num evento chamado Raduno Internacional de Cultura Italiana.
Para auxiliar e contatar o grupo, acesse: https://www.instagram.com/oficial_fareamicci/
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ASSOCIAÇÃO FARE AMICCI:
- A Associação Cultural Fare Amicci surgiu devido à necessidade de oferecer a oportunidade de acesso à expressão artística por meio das danças folclóricas italianas, sempre visando resgatar a cultura de seus antepassados, para crianças, jovens e adultos agricultores da comunidade de Santa Bárbara de Ana Rech e arredores.
- Criado em 2001 na comunidade de Santa Bárbara, em Ana Rech, o Grupo Fare Amicci realiza e pesquisa danças, trajes e músicas folclóricas italianas, e vem se apresentando em eventos e festas levando a dança e a cultura italiana na cidade de Caxias do Sul e em outros municípios. Formado, na maioria, por agricultores, o grupo procura fazer com que as crianças e os jovens se envolvam com a cultura e sigam o exemplo dos mais velhos, dando valor ao que os antepassados fizeram e ensinaram.
- Em 2023, quando a associação obteve Declaração de Utilidade Pública, o Circuito de Danças Folclóricas Fare Amicci contava com 40 componentes, dos sete aos 70 anos de idade. No ano de 2022, a associação passou por uma reestruturação cultural com apoio da Folk Sereníssima, de Santa Catarina, deixando de ser um grupo de projeção folclórica para se tornar um grupo tipicamente folclórico italiano nos trajes e coreografias.
- Entre as atividades em que o grupo já participou, estão: apresentações na Festa Nacional da Uva, Encanto de Natal de Ana Rech, Festa da Colheita, Festa do Agricultor de Fazenda Souza, Festiqueijo de Carlos Barbosa, Raduno de Garibaldi, Entrai de Nova Milano em Farroupilha, Festival Internacional de Nova Petrópolis, Encontro de Grupos de Feliz e Nova Petrópolis, entre outras atividades em escolas, entidades, casas de repouso e outras instituições.