Voltar para a tela anterior.

Capitão Ramon Teles reforça necessidade de sincronização de semáforos

O parlamentar citou que, na BR-116, no espaço urbano, há mais de 15 sinaleiras no decorrer do trecho, que, por não estarem sincronizados, dificultam a fluidez do trânsito


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15/10), Capitão Ramon Teles/PL abordou a questão das sinaleiras de Caxias do Sul, que, de acordo com ele, são atuais desafios para a mobilidade urbana da cidade. O Capitão percebe que falta otimizar o tráfego para os veículos. “Outros viadutos, como o do Monumento Imigrante e o que leva ao bairro Bela Vista, não contemplam as alças de acesso”, disse, ao citar que, no momento em que as alças não são levadas em consideração, há dificuldades para que os viadutos funcionem em máxima capacidade. Ele observa que, para suprir eventuais problemas, são colocados semáforos que, segundo ele, não auxiliam na mobilidade e fluxo intenso.

O liberal explicou que o município caxiense possui três viadutos na BR-116, mas apenas um possui plena capacidade de operação, sendo o que cruza a Rota do Sol, possibilitando a entrada e saída da cidade em direção ao litoral e outras regiões da Serra Gaúcha. Pontuou que a rodovia, na parte do perímetro urbano, integra 17 semáforos nos 12 quilômetros do trecho. “Praticamente nenhuma dessas sinaleiras estão sincronizadas”, criticou ele

Ao considerar que Caxias do Sul é uma das poucas cidades com semáforos em uma rodovia federal, solicita que, ao menos, os equipamentos sejam regulados para garantir um melhor fluxo para os veículos. “Já que existem estes dispositivos, precisamos sincronizá-los, o que não foi resolvido até o momento”, lamentou.

Além disso, o vereador questionou quais são os responsáveis para solucionar a questão, ao declarar que, sempre que entra em contato com o Executivo, não consegue encontrar uma unidade que tome providências. Quando debate com integrantes da Secretaria de Trânsito, afirmam que é preciso tratar a questão com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas, quando contata esse departamento, dizem o contrário, desabafa.

Como sugestão para efetivar uma melhora em parte da circulação de veículos do município, o Capitão pontuou ser possível construir uma via na Rua João Andreazza, no bairro Petrópolis, para viabilizar uma otimização de tráfego e facilitar o acesso à Universidade de Caxias do Sul (UCS). Segundo o parlamentar, a instituição de ensino tem o acesso dificultado por conta da paralisação de veículos causada pelos semáforos.

Em apartes, manifestaram-se os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Cláudio Libardi/PCdoB, Daiane Mello/PL, José Abreu Jack/PDT, Juliano Valim/PSD e Zé Dambrós/PSB. Daiane explicou que, desde 2006, quando estudava na universidade, entendia necessária a construção de um viaduto na frente do Hospital Geral, para facilitar a circulação de veículos, mas lastima que até hoje o problema continua.

15/10/2025 - 13:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo