Voltar para a tela anterior.
Como justificativa, o proponente Vereador Rodrigo Beltrão/PT cita auditoria realizada pelo Departamento Nacional de Auditorias do Sistema Único de Saúde (DENASUS), na qual apurou-se que o governo do Estado reteve, até junho de 2009, certa de R$ 164,7 milhões de recursos do SUS em aplicações financeiras.
A má gestão destes recursos por parte do Governo Estadual afeta diretamente o município. Caxias possui déficit social na área da saúde, o que reflete na precarização das UBS's, cuja espera para consulta com médicos especialistas pode chegar a um ano, afirma.
Ana Corso/PT informou que estados governados pelo PSDB, além do Distrito Federal, recebem recursos federais para a saúde e fazem aplicações financeiras. Essa prática também acontece aqui no Estado. Essa questão precisa ser esclarecida.
Para o Vereador Beltrão, a intenção do pedido é diagnosticar se houve cobrança da Prefeitura de Caxias ao Estado, pois este é o tipo de luta no qual a Casa pode ser parceira do Executivo. Saúde é um assunto que antecede qualquer outra questão.
Segundo Daniel Guerra/PSDB, acredito que todos os pedidos de informações devem ser aceitos pela Casa. Aguardarei a resposta do Executivo. Se as informações forem confirmadas, me solidarizarei nas iniciativas que forem tomadas.
Para Geni Peteffi/PMDB, dessa maneira o déficit zero do Estado se justifica, quando as contas primordiais não são pagas.